sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Emoções

Oi queridos amigos, escrevo hoje com muita satisfação, pois dei um passo importante na minha recuperação: sentei na cadeira de rodas pela primeira vez, e dei uma voltinha pela casa..rsrsrs! 
Gente, que sensação diferente ao ver a claridade do sol. Sim, pois apesar de o meu quarto ter um janelão aberto o dia todo, olhar o céu lá da varanda, não tem preço!!!Foi de fechar os olhos de tanta luz!!!
(Abro um parêntese para lembrar das pessoas, que por algum motivo, não têm esse privilégio (ver a luz, o sol, o céu)...fico penalizada e peço a Deus que conforte seus corações).
Tenho andado muito saudosista nesses últimos dias, provavelmente por estar com tempo de sobra para pensar,né?! Um dia desses fiquei lembrando dos meus velhos (mt velhos) tempos de Igreja Batista Memorial...pesquisei no Google um montão de hinos daquela época...hinos que cantávamos no Maranata acompanhados pela guita do Pastor Aunir Pereira Carneiro! Que delícia aquele tempo!!! Cantatas da Turma do Print, ensaios do Renascer cujo líder era Ronnye Petterson Lacerda (saudades do meu preto!), acampamento em Cambiasca, enfim, eram muitas as nossas atividades!!!!
O mais legal de tudo isso é que eu tinha uma certeza tão absoluta de que aquilo seria eterno...sério mesmo...tipo Peter Pan e a Terra do Nunca!!! Mas as coisas passam, e nos resta a lembrança, e ela sim, vai manter a chama sempre acesa! Jamais esquecerei de cada rosto, de cada voz, mesmo que alguns não estejam nem mais entre nós!
Bom, é isso...o tempo passa, as coisas mudam, a vida segue seu curso...isso tá me lembrando o meu livro de romance preferido: O Tempo e o Vento ( Érico Veríssimo), vou terminar deixando um pedacinho da epígrafe destra obra, que por acaso é um texto retirado do meu livro favorito: Blíblia! 


"Uma geração vai e outra geração vem, a terra para sempre permanece. E nasce o sol e põe-se o sol. E volta ao seu lugar donde nasceu. O tempo nunca fica parado. Parece o vento. Vai pro sul e lá no frio, fica ainda mais frio. Depois gira, gira, gira no rumo do norte. E tudo começa de novo." 
( O Continente, 1949) - (Eclesiastes 1:4)



BeijoKas e até mais!!!











terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Triste realidade

Olá queridos, há exatos 28 dias acamada, chego à conclusão de nunca mantive uma televisão ligada por tanto tempo e, por esse motivo, nunca fiquei tão informada sobre as condições das estradas e do trânsito brasileiro!
Familiares e amigos indo e vindo de suas viagens de férias, e eu aqui na minha cama, com o coração apertado e o pensamento em Deus, pedindo que Ele conduza aqueles carros no lugar de seus motoristas e coloque os sEus anjos ao redor dos mesmos, pois o problema, na maioria das vezes, são os imprudentes que estão à solta nas estradas, colocando nossas vidas inocentes em risco!
Como diz uma querida amiga que veio me visitar, acidentes como este que aconteceu comigo, só acontecem com gente que trabalha o ano todo, gente que deu duro de sol a sol, que paga suas contas em dia, que não bebe, não fuma, não se mete em nenhuma encrenca, etc...gente como eu sempre fui...e sou! 
Eu e outros trabalhadores por esse Brasil a fora, só queremos o direito de passear com nossas famílias, de ir e vir (que é garantia constitucional), sem termos o nosso caminho invadido por imprudentes, pessoas que descontam ao volante, sua raiva pelo mundo, enfim, pessoas às quais o Detran não poderia de forma alguma ter concedido um CNH...mas como as provas para tirar carteira não avaliam a conduta social do indivíduo...o resultado é esse que temos visto!
Reportagens de todos os canais de TV exibindo motoristas que não aguentam esperar atrás de um outro carro e saem cortando até pelo acostamento! Meu Deus! Quantas famílias destruídas, só porque o "bacana" do tal carro não podia ficar nem 5 minutinhos a mais na estrada...ele queria chegar cedo, mas as outras pessoas não! E todos pagam o "pato"....um pato que sai caro: vidas, internações hospitalares, cirurgias, remédios, tratamento, fisioterapia, empregos perdidos(como em muitos casos),prejuízos com o carro, etc, etc...Tudo por causa de uma pessoa que você nem sabe quem é, nunca viu, não sabe de onde vem nem para onde vai!
...E você só queria ter um dia de lazer e descanso com sua família...
Até quando Brasil? Até quando a falta de fiscalização continuará? Até quando a permissão para um deficiente físico dirigir será dada pelo Detran, sem ao menos saber se o carro que ele vai andar é adaptado às suas necessidades???
Que a fatalidade que aconteceu comigo e minha mãe, sirva de alerta para nossos representantes (alô pessoal da política!), os legisladores, os que detêm o poder de fiscalizar...não esperem acontecer com alguém da família de vocês!
Amigos, cobrem, divulguem, falem!
Pessoal do jornalismo, façam sua parte. Denunciem! Mostrem à todos! Usem e abusem da internet e seus recursos! 
Vamos nos unir em prol de segurança no trânsito, a começar pelas ruas de São Fidélis e pela nossa RJ 158, tão marcada por tristes acidentes! E ela, essa estrada, é o nosso "caminho da roça", para trabalhar, como eu e muitos outros, para ir ao cinema, ao shopping, ao médico, às compras, etc! Não podemos aceitar que outros casos tristes entrem para a história macabra desta estrada! 
Que Deus esteja à frente de todas as nossas atitudes, pois sabemos que a maior punição é a dEle, mas que a justiça tenha olhos bem abertos para que os culpados paguem pelos crimes que cometeram!


Esse vídeo é de uma campanha Irlandesa contra acidentes no trânsito,mas bem que poderia ser adotado aqui no Brasil para ser transmitido em rede nacional, afinal, a dor sentida nesse caso é a mesma, seja aqui ou em qualquer parte do mundo!




Um abraço a todos! Até a próxima!




sábado, 21 de janeiro de 2012

Agradecimento Parte 1

Olá amigos queridos, o post de hoje é apenas o primeiro de uma série, pois não posso ser injusta e agradecer  apenas a uma pessoa pela dedicação e cuidado comigo! São muitos que tiveram sua rotina de vida alterada por minha causa, mas agora, quero aproveitar este espaço, para agradecer ao meu esposo Agnaldo, pessoa escolhida por Deus para estar ao meu lado. Meu companheiro em qualquer circunstância!
Fiquei super feliz e emocionada, pois hoje ele fez um vídeo das minhas plantas e do meu terraço para que eu pudesse matar a saudade das minhas "filhotas"...não resta dúvida que eu chorei, apesar de ter comprovado que elas estão super lindas e saudáveis! Agnaldo tem se saído um ótimo pai...rsrsrrs...estão verdinhas, floridas e muito bem tratadas! Ai que bom!!! Estava tão preocupada com elas...!
Pois bem, fica aqui registrado o meu agradecimento à essa pessoa linda que é meu marido, amante,namorado, irmão, amigo, enfim...o homem da minha vida!
Te amo demais, Gui! Espero retribuir com beijos, abraços, carinho e dedicação, tudo que você tem feito por mim nestes 9 anos! Você é tudo que eu pedi para Deus!

Essa canção é para você:
 
                                       




Sou completamente feliz ao seu lado!
BeijoKas pessoal, até a próxima!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Rompendo em fé!

Olá amigos, um acidente, uma tragédia que vira as nossas vidas de cabeça para baixo,é algo muito ruim, cheio de tristeza e sentimentos negativos, certo? Errado! Errado se olharmos este acontecimento como algo permitido por Deus, para mudanças, transformações e renovações. E é exatamente assim que vejo a minha história: a mão de Deus está abrindo caminhos, acalentando corações, aproximando vidas, criando laços...Do dia 26/12 até agora, aconteceram tantas coisas maravilhosas, tantos perdões, tantas manifestações de amor, que seria ingratidão reclamar e questionar o porquê de Deus ter permitido que tudo isso acontecesse comigo!
Gostaria de compartilhar com vocês uma música/hino, para que seja a canção de todos que possam estar enfrentando uma dificuldade, passando por um problema, assim como eu...lembrem-se: "as nossas provações não são maiores que o nosso Deus!"


BeijoKas e um bom dia de vitória a todos!


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Deus, obrigada por mais um dia!

Bom dia amigos!
Mais um dia que se inicia, e Deus nos permitiu abrir os olhos e dizer: -Estou vivo!
Isso é motivo de muita alegria, pois quantos amigos nossos já não estão mais aqui para desfrutar desse momento?Quantos já se foram, mesmo jovens e cheios de sonhos,assim como nós?- Abro um parêntese para homenagear um amigo inesquecível: Gustavo Leal, que partiu jovem, deixando para nós uma oportunidade de reflexão...como sinto saudades desse grande amigo!-
Hoje queria compartilhar com vocês o Salmo 16, que traduz bem o que estou sentindo:

SALMO 16
 1 Guarda-me, ó Deus, porque em ti me refugio.

 2 Digo ao Senhor: Tu és o meu Senhor; além de ti não tenho outro
   bem.

 3 Quanto aos santos que estão na terra, eles são os ilustres nos
   quais está todo o meu prazer.

 4 Aqueles que escolhem a outros deuses terão as suas dores
   multiplicadas; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem
   tomarei os seus nomes nos meus lábios.

 5 Tu, Senhor, és a porção da minha herança e do meu cálice; tu és
   o sustentáculo do meu quinhão.

 6 As sortes me caíram em lugares deliciosos; sim, coube-me uma
   formosa herança.

 7 Bendigo ao Senhor que me aconselha; até os meus rins me ensinam de
   noite.

 8 Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; porquanto ele
   está à minha mão direita, não serei abalado.

 9 Porquanto está alegre o meu coração e se regozija a minha alma;
   também a minha carne habitará em segurança.

10 Pois não deixarás a minha alma no Seol, nem permitirás que o teu
   Santo veja corrupção.

11 Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há
   plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente.


Que todos tenham um lindo dia!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Fotos do acidente

Olá queridos, como eu havia comentado, vou postar as fotos do acidente para que vocês entendam como DEUS usou sua mão poderosa e me livrou da morte!
Antes, porém, quero lhes explicar em que circunstâncias o condutor do outro veículo dirigia(ou pensava que dirigia)...O causador deste terrível acidente que vitimou mamãe, eu e mais uma pessoa que, inocentemente, pegou carona acreditando que ia fazer uma viagem normal até Campos, NÃO TEM O BRAÇO DIREITO. Sim, ele é deficiente físico. Até aí tudo bem, pois sabemos que os portadores de necessidades especiais, podem e devem levar uma vida normal dentro das suas limitações, certo? Pois é, dentro das suas limitações, o que significa: DIRIGIR UM VEÍCULO ADAPTADO ÀS SUAS NECESSIDADES. Mas não foi o que aconteceu. O veículo (um Gol) era modelo comum, sem nenhuma adaptação! 
Então é assim: o Detran expede uma carteira de motorista com ressalva de que o cidadão é Deficiente Físico, porém, ele pode conduzir o veículo que desejar, pois a fiscalização....onde está a fiscalização???Ela não existe!!!
Com o braço esquerdo, apenas, imaginem o cara passando marcha no carro?! O braço esquerdo é o que fica na janela, gente! É inacreditável!!!!
Aí, lá estou eu, vivendo minha vida normalmente, voltando de Campos com minha mãe, cheia de planos para o revellion, verão, ano novo... e de repente, esse cidadão sem braço, cruza meu caminho (literalmente), quase tira minha vida, me joga em um centro cirúrgico às pressas, me coloca de molho meses em cima de uma cama, me faz tomar um sem número de remédios, enche minha perna de cicatrizes, e a PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: Como é que vai ficar essa história???????
Olha gente, eu não desejo nenhum mal à este cidadão, peço à Deus que se encarregue da vida dele, porém, desejo que a justiça seja feita, que ele perca sua carteira de motorista, que ele pague pelo crime que cometeu, que ele me pague os prejuízos financeiros(que não são poucos) e os danos que está me causando.
Sempre fui uma pessoa dinâmica, com 2 empregos, muitos compromissos....todos vocês sabem...agora estou aqui, com o fêmur quebrado, condenada à passar meses sem sair de casa, perdendo vários momentos importantes da vida, vendo meu corpo implorar para eu mudar de posição na cama,mas sem poder fazer nada, pois só consigo sentar e deitar de barriga para cima.....As aulas recomeçarão em breve, meus alunos ficarão sem professora, e eu, no 5º período de Pedagogia, vou depender da  boa vontade dos amigos para tentar dar continuidade aos estudos!
Apesar de tudo isso, sou grata a Deus pelo milagre da vida, pelo livramento, pois poderia ter sido ainda pior! Sou mais agradecida ainda pela vida da minha mãe, que saiu fisicamente ilesa. Digo fisicamente, pois o lado psicológico, tanto meu como dela, ah, esse vai demorar para apagar os traumas...!

Essas são as fotos dos carros...eu estava na S10. Reparem como o inconsequente "motorista" veio em cima do meu carro, sem me deixar nenhuma saída....









Bem-vindos! O início...

Oi amigos, é com muita alegria que escrevo,pois apesar de tudo que aconteceu, sinto que coisas maravilhosas estão por vir. Este espaço é uma delas, pois aqui, poderemos discutir questões de relevância social, trocar experiências, falar um pouco sobre a vida e seus mistérios, entre outras coisas...
Para começar, queria nesse primeiro post, esclarecer porque resolvi criar o blog: Como alguns de vocês já sabem, sofri um acidente de carro no dia 26/12/11 na estrada Campos/São Fidélis(RJ 158). Muitos acham essa estrada muito perigosa,mas eu, ao contrário, acho que perigosos são alguns motoristas que trafegam por ela, e por tantas outras deste país!
Vou relatar o acidente e depois postar fotos do carro para que vocês entendam...Eu estava vindo de Campos por volta das 21:30h, com minha mãe. Vínhamos conversando, ouvindo hinos (como sempre fazíamos), estávamos em uma caminhonete S10, na velocidade normal de 80Km/h. Na localidade de Ernesto Machado, fui surpreendida por um carro que descia o morro (na reta), mas até aí tudo bem, afinal, é uma via pública e avistar um farol de carro é o mínimo que eu poderia esperar.Como de costume, abaixei o farol esperando que o motorista do outro carro fizesse o mesmo, mas ele não o fez, e aí, em menos de 2 segundos (isso mesmo...2 segundos, no máximo) vi todo aquele farol dentro dos meus olhos, um estrondo muito alto, meu carro rodando na pista, eu e minha mãe gritando, vendo nossa vida  ali, girando em meio ao nada, sem entendermos o porquê...Assim são os acidentes automobilísticos...se a morte chegar, você não saberá nem quem foi que te matou! Sim porque há um causador desta tentativa de homicídio! Pode parecer exagero, mas não dá para acreditar que o condutor do outro carro não queria te matar....Se não é tentativa de homicídio, então deveria ser caracterizada como tentativa de suicídio, porque, dirigir em altíssima velocidade (leia-se: 140Km/h), sendo deficiente físico (o condutor do veículo que bateu em mim não tem o braço direito- ACREDITEM!), ou é querer se matar ou matar alguém, não é?!
Minha mãe, Tânia, uma mulher forte, batalhadora, guerreira, temente à Deus, foi quem me retirou do carro. Ela cortou o dedo e a língua,mas seu amor de mãe lhe revestiu com uma força tão grande, que, em meio ao vazamento de gás que acontecia no nosso carro, ela conseguiu parar um caminhão que vinha na estrada e poderia bater no carro em que eu estava presa, soltar meu cinto de segurança, gritar comigo para eu não desmaiar e me puxar para fora do carro! Quem me conhece sabe que eu sou gordinha e minha mãe é bem menor do que eu, mas ele teve uma coragem fora do comum...meu fêmur esquerdo estava quebrado,mas até então, eu não sabia bem o que tinha acontecido. Vi minha perna mole, torta, mas não sentia muita dor...fui arrastada para longe da caminhonete por minha mãe e um anjo que estava de carona no carro que colidiu com o meu (sim, havia um carona no outro carro, e assim como minha minha, ele não sofreu ferimentos graves). Os moradores de Ernesto Machado nos deram muito apoio, chamaram os bombeiros, telefonaram para minha família, pegaram nossas bolas dentro do carro, fizeram o que podiam até os bombeiros chegarem.  Ao chegarem no local, os bombeiros fizeram o resgate do condutor do outro veículo, que demonstrava estar mais ferido, e eu e minha mãe fomos socorridas pela ambulância da prefeitura.
Passei aquela noite no Hospital Armando Vidal e fui transferida no outro dia para o Hospital Dr. Beda. No dia 29/12 passei por uma cirurgia, na qual foi colocada uma haste intramedular em meu fêmur. Foram 4 cortes e 28 pontos. Levei 5 horas no centro cirúrgico. Durante todo esse tempo, mesmo sonolenta, meu pensamento estava em Deus, acreditando que minha vida pertence à Ele, então, que sua vontade fosse feita!
Recebi alta hospitalar exatamente 31/12, o último dia de 2011, um ano que não foi fácil para mim, por muitíssimos motivos, mas encerrou-se com minha vida de volta e em primeiro lugar a partir de agora!
Meu revellion foi o mais diferente de todos que alguém poderia ter: deitada, com minha família e amigos fazendo um grande círculo em torno da minha cama para oração de agradecimento à Deus! Quem diria...eu de pijama, bem longe de tudo que eu havia planejado...mas meu coração não estava triste, pois eu sabia que pela gravidade do acidente, eu poderia não estar ali para viver aquele momento!
Meu ano de 2012 está sendo, desde o primeiro minuto, muito diferente...um ano de reconciliações, perdões, encontros, lágrimas, sorrisos, reflexões e muitas coisas que vão além do que podemos imaginar...fora o que ainda está por vir...eu sei que muitas coisas irão acontecer. É promessa de Deus!
Como estou presa na cama por um tempo (nem sei qto tempo), vou colocar em prática a ideia de criação desse blog, que sempre foi um desejo meu, mas os compromissos do dia a dia nunca me permitiram...o nome  APARTES foi escolhido porque é mais ou menos isso que tenho em mente: fazer observações, escrever sobre o que me chama a atenção, o que é relevante em determinado momento, enfim, um pouco de tudo, mas com ajuda de todos vocês, meus amigos queridos, que têm feito uma diferença enorme nessa nova etapa da minha vida!
BeijoKas para todos, espero que gostem e até o próximo post!!!!!