sexta-feira, 9 de março de 2012

Milho de pipoca

Oi amigos, louvo a Deus por poder escrever mais uma vez e tê-los como companhia em minha vida!
Quero agradecer a todos pelas inúmeras visitas aqui no blog! Muito bom partilhar ideias e saber que vocês estão aqui, ou melhor aí, logo ali, do outro lado da tela, lendo o que escrevo!
Fiquem super à vontade para comentar, mesmo que não concordem com minhas ideias loucas e devaneios. Quero aprender com vocês.
Hoje quero compartilhar um texto que deve ser bem conhecido de todos, principalmente dos profissionais da educação, pois Rubem Alves é um mestre, escritor, psicanalista e filósofo que está sempre em voga nesta área. Vale à pena ler, mesmo que já seja conhecido, pois vale à pena de vez em quando olhar no espelho e nos perguntar que tipo de milho estamos sendo nesta vida....leiam e entenderão....
Trata-se de:


A PIPOCA





A pipoca é um milho mirrado, subdesenvolvido.
Fosse eu agricultor ignorante, e se no meio dos meus milhos graúdos aparecessem aquelas espigas nanicas, eu ficaria bravo e trataria de me livrar delas. Pois o fato é que, sob o ponto de vista de tamanho, os milhos da pipoca não podem competir com os milhos normais. Não sei como isso aconteceu, mas o fato é que houve alguém que teve a idéia de debulhar as espigas e colocá-las numa panela sobre o fogo, esperando que assim os grãos amolecessem e pudessem ser comidos.
Havendo fracassado a experiência com água, tentou a gordura. O que aconteceu, ninguém jamais poderia ter imaginado.
Repentinamente os grãos começaram a estourar, saltavam da panela com uma enorme barulheira. Mas o extraordinário era o que acontecia com eles: os grãos duros quebra-dentes se transformavam em flores brancas e macias que até as crianças podiam comer. O estouro das pipocas se transformou, então, de uma simples operação culinária, em uma festa, brincadeira, molecagem, para os risos de todos, especialmente as crianças. É muito divertido ver o estouro das pipocas!
A transformação do milho duro em pipoca macia é exemplo da grande transformação porque devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser. O milho da pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. O milho da pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer, pelo poder do fogo podemos, repentinamente, nos transformar em outra coisa — voltar a ser crianças! Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo.
Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre.
Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e dureza assombrosa. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.
Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder um emprego, ficar pobre. Pode ser fogo de dentro. Pânico, medo, ansiedade, depressão — sofrimentos cujas causas ignoramos.Há sempre o recurso aos remédios. Apagar o fogo. Sem fogo o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pense que sua hora chegou: vai morrer. De dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: PUF!! — e ela aparece como outra coisa, completamente diferente, que ela mesma nunca havia sonhado. É a lagarta rastejante e feia que surge do casulo como borboleta voante.
Na simbologia cristã o milagre do milho de pipoca está representado pela morte e ressurreição de Cristo: a ressurreição é o estouro do milho de pipoca. É preciso deixar de ser de um jeito para ser de outro.
Em Minas, todo mundo sabe o que é piruá. Falando sobre os piruás com os paulistas, descobri que eles ignoram o que seja. Alguns, inclusive, acharam que era gozação minha, que piruá é palavra inexistente. Cheguei a ser forçado a me valer do Aurélio para confirmar o meu conhecimento da língua. Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar.
Piruás são aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem.
Ignoram o dito de Jesus: "Quem preservar a sua vida perdê-la-á".A sua presunção e o seu medo são a dura casca do milho que não estoura. O destino delas é triste. Vão ficar duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca macia. Não vão dar alegria para ninguém. Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo a panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo.
Quanto às pipocas que estouraram, são adultos que voltaram a ser crianças e que sabem que a vida é uma grande brincadeira...
"Nunca imaginei que chegaria um dia em que a pipoca iria me fazer sonhar. Pois foi precisamente isso que aconteceu".


(Rubem Alves-Correio Popular-Campinas- SP)


Bom pessoal, eu admito que sempre desejei ser aquele milho bonito, que o agricultor colhe sorrindo, pois dele aproveita-se tudo.
Mas como sou humana, não adianta, nasci milho de pipoca mesmo. Cheia de defeitos, mas com possibilidade de transformação!!!
Agradeço a DEUS por ter me "jogado no fogo", principalmente no ano de 2011. Com as chamas que esquentaram minha vida, aprendi a não ser "piruá". Cresci, estourei, virei pipoca linda(modéstia pura), fofinha(master) e saborosa(modéstia²)!
Foram muitos os desafios, e são, até hoje. Mas se assim não fosse, eu não teria crescido. Não teria aberto meus olhos às situações da vida, não teria deixado para trás os falsos amigos e não teria buscado de volta quem eu havia deixado de lado.
Lendo esse texto, não posso deixar de lembrar da minha irmã de sempre Adriana Motta, da minha linda prima Alcimara Mota, do meu irmão querido Alcione Mota. Como é bom ter vocês de volta!
Há ainda muito a ser feito, e de vez em quando eu tenho que me perguntar: "-Alany Mota sua fofa, você quer ser pipoca gostosa ou piruá?"
Então, que venha o fogo! Pois a prova faz parte da bela transformação que eu almejo sempre. Deus está comigo. Não há o que temer!!!!

BjX enooorme, e até a próxima!!!





Nenhum comentário: